Documento sem título
   
       
   
Vivace
 
Produtos
 
Profissionais
 
Orçamentos
 
Contato
 
     
Saúde e Bem-Estar
     
 
Notícia - 19/07/16 - Tenho hérnia de disco! Posso correr ou fazer academia? 19/07/16 - Tenho hérnia de disco! Posso correr ou fazer academia?

A hérnia de disco acontece com maior frequência na região lombar e cervical, justamente por serem as áreas da coluna que ficam mais expostas aos movimentos e são as que sofrem mais sobrecarga.

Este problema acontece quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição natural, esta condição acaba comprimindo as raízes dos nervos da medula espinhal, causando muita dor.

Apenas a título de curiosidade, os discos intervertebrais são estruturas aneladas cartilaginosas que ficam entre as vértebras da coluna espinhal e têm como principal função o amortecimento do impacto entre as vértebras.

O número de pessoas diagnosticadas com hérnia de disco é bem grande, mas a maior dúvida destas pessoas é se podem retornar as atividades físicas normalmente após o tratamento.

A maior preocupação destas pessoas é que o exercício físico provoque dor ou agrave a lesão futuramente. Este medo acaba fazendo que muitas pessoas abandonem os exercícios físicos, até mesmo os de baixo impacto, já adiantamos que esta atitude é ruim.

Saiba que o sedentarismo só tende a piorar a situação das pessoas que tem hérnia de disco. Sem falar no ganho de peso, perda de capacidade física, redução da massa muscular e fragilidade do sistema ósseo.

Especialistas indicam exercícios para fortalecimento da região do core, esta região é formada pela musculatura abdominal, lombar e do quadril. Eles são responsáveis por auxiliar a coluna na sustentação do peso corporal e absorver impactos.

Esta região é importante principalmente para as pessoas que sofrem de hérnia de disco, mas devem ser trabalhadas por qualquer pessoa com bastante atenção e empenho. As pessoas que emagrecem sem fortalece esta região podem agravar o problema de hérnia.

Como saber se pode se exercitar?

Somente o exame específico pode diagnosticar com precisão a existência ou não de hérnia de disco. Algumas pessoas têm hérnia de disco, mas não sentem dor, não tem indicação cirúrgica e são liberadas pelos médicos para realizar atividades físicas.

Alguns cuidados precisam ser tomados para não agravar o problema, o fortalecimento muscular é fundamental, principalmente o fortalecimento da região do core como já foi dito.

Monitorar seus sintomas é indispensável, se sentir qualquer sinal de incômodo, você deve interromper imediatamente a atividade física e procurar um médico. Se você persistir no treino mesmo com desconforto, o problema pode ser agravado e aumentar o risco de desenvolve outras lesões.

Quando o paciente é diagnosticado com indicação cirúrgica, a situação requer mais cuidados, porém a boa notícia é que atualmente a cirurgia é muito segura e apresenta características pouco invasivas.

Alguns pacientes apresentam recuperação tão rápida que sai do hospital em apenas dois dias, podendo retomar a rotina normal depois de uma a duas semanas. Claro que nestes casos uma fisioterapia e o fortalecimento são ainda mais importantes.

Sempre que falamos de atividade física a gente informa sobre a importância de contar com a orientação de um profissional de Educação Física, quando se tem hérnia de disco, esta orientação é ainda mais importante.

Seja no tratamento, seja para prevenção ou recuperação da lesão, o profissional saberá quais os exercícios e as formas corretas de realizá-los te protegendo de novos riscos e lesões.

Fonte: Saúde Melhor
 
 
Leia também:
10/08/16 - Os melhores exercícios para perder barriga 10/08/16 - Leite engorda ou emagrece? 04/08/16 - Saiba porque o açúcar faz tanto mal à saúde
 
Documento sem título
 
Faça sua busca
 
 
 
 
Teleatendimento: (12) 3922-3922 / 3911-6611
Novo Endereço: Rua Francisco Paes, 108 - Centro
CEP:12210-100 - São José dos Campos / SP
 
 
Sobre nós
Vivace
Qualidade
Serviços
Convênios
Produtos
Ativos
Linhas de Revenda
Canais
Profissionais
Artigos Profissionais
Saúde e Bem-Estar
Atendimento
Fale Conosco
Orçamentos
Fale com a Farmacêutica
 
Vivace News
 
 
 
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet