Documento sem título
   
       
   
Vivace
 
Produtos
 
Profissionais
 
Orçamentos
 
Contato
 
     
Saúde e Bem-Estar
     
 
Notícia - 28/06/16 - Overtraining: cuidados para não exagerar nos treinos 28/06/16 - Overtraining: cuidados para não exagerar nos treinos

Um velho ditado diz que o importante não é ganhar, mas sim competir, porém, para a maioria dos atletas, ele não é válido. Seja para um corredor ou para um jogador de futebol, o importante é ter sempre resultados positivos, por isso, muitas vezes, para melhorar o rendimento em pouco tempo, muitos deles acabam sofrendo de "overtraining".

O ortopedista e médico do esporte Dr. Roberto Ranzini explica que overtraining é definido como um conjunto de alterações metabólicas, cardiorrespiratórias ou musculoesqueléticas decorridas do excesso de treinamento, ou seja, que ultrapassaram a capacidade de adaptação do organismo. Não só atletas podem sofrer de overtraining, mas também aquelas pessoas em busca do corpo perfeito e que passam horas treinando para atingir o objetivo.

O diagnóstico da parte musculoesquelética é simples, porque o atleta descreve algum tipo de dor. Já na parte cardiorrespiratória, ele é feito quando o atleta começa a apresentar piora importante no desempenho.

Invariavelmente os atletas tendem a esconder os problemas para que não sejam retirados das competições. Por isso devemos instruir e educar os atletas para que não escondam seus problemas. Ao mínimo sinal ele deve relatar o problema para que o prognóstico seja mais favorável, com retorno mais rápido às atividades.

O overtraining pode acarretar vários problemas para o atleta, como lesões crônicas, incapacitantes e muitas vezes irreversíveis.

Para evitar o problema, o ideal é fazer uma boa avaliação médica e técnica antes do início dos treinamentos. Com isso, determina-se individualmente a carga e o volume dos treinos de tal forma a não haver excessos.

Fonte: Idmed
 
 
Leia também:
10/08/16 - Os melhores exercícios para perder barriga 10/08/16 - Leite engorda ou emagrece? 04/08/16 - Saiba porque o açúcar faz tanto mal à saúde
 
Documento sem título
 
Faça sua busca
 
 
 
 
Teleatendimento: (12) 3922-3922 / 3911-6611
Novo Endereço: Rua Francisco Paes, 108 - Centro
CEP:12210-100 - São José dos Campos / SP
 
 
Sobre nós
Vivace
Qualidade
Serviços
Convênios
Produtos
Ativos
Linhas de Revenda
Canais
Profissionais
Artigos Profissionais
Saúde e Bem-Estar
Atendimento
Fale Conosco
Orçamentos
Fale com a Farmacêutica
 
Vivace News
 
 
 
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet