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Notícia - 17/05/16 - Melhores exercícios para as crianças 17/05/16 - Melhores exercícios para as crianças

As crianças podem e devem fazer atividade física regularmente porque os exercícios melhoram seu desenvolvimento intelectual, deixando-a mais esperta e inteligente, e também o seu desenvolvimento motor, pelo fortalecimento dos ossos e aumento da elasticidade.

Crianças saudáveis não precisam ir ao médico antes de começar a praticar exercícios, no entanto se seu filho, neto ou sobrinho tiver problemas de saúde como rinite, sinusite, doenças cardíacas ou estiver abaixo do peso o pediatra deverá ser consultado antes de iniciar a atividade.

5 benefícios da ativida física na infância

Assim, os principais benefícios da atividade física incluem:

1. Ossos mais fortes

Os melhores exercícios para praticar na infância são os que produzem algum impacto como corrida ou futebol porque assim há um melhor desenvolvimento ósseo, em pouco tempo, o que reduz o risco de osteoporose na vida adulta, o que pode se refletir até mesmo anos mais tarde, na menopausa.

2. Crianças mais altas

A atividade física favorece o crescimento infantil porque quando os músculos são contraídos os ossos respondem ficando maiores e mais fortes, e por isso crianças ativas tendem a se desenvolver melhor e são mais altas, quando comparadas com aquelas que não fazem nenhum tipo de exercício e ficam somente na frente do computador, celular ou tablet.

3. Diminuição do risco de sedentarismo na vida adulta

A criança que aprende a praticar exercícios desde cedo, seja fazendo aulas de natação, ballet ou na escolinha de futebol, tem menos chances dela se tornar um adulto sedentário, melhorando assim sua qualidade de vida, por diminuir o risco de problemas cardíacos e eventos como infarto ou AVC.

4. Melhora a auto-estima

As crianças que fazem mais exercícios tem mais auto-estima, são mais felizes e confiantes e também gostam mais de compartilhar suas conquistas e sentimentos, sendo adultos mais saudáveis do que aquelas que são sedentárias. A facilidade com que elas demostram o que sentem durante as aulas também ajuda os pais e professores a compreender suas frustrações, facilitando o trato diário.

5. Manutenção do peso adequado

Praticar exercícios desde a infância ajuda na manutenção do peso ideal, sendo útil para quem está dentro do peso e principalmente para quem precisa emagrecer um pouquinho porque o gasto calórico dos exercício contribui para a queima da gordura que pode já estar acumulada também dentro dos seus pequenos vasos sanguíneos.

8 Melhores exercícios para praticar na infância

Toda atividade física é bem-vinda e por isso os pais e a criança podem escolher juntos qual atividade ela vai participar, levando em consideração o tipo físico e as características da criança porque nem todas tem aptidão para tudo. Algumas boas opções são:

Natação: Melhora a respiração e o condicionamento cardiovascular, mas como não tem impacto nos ossos, a natação não aumenta a densidade óssea;

Ballet: Ideal para melhorar a postura e aumentar a flexibilidade dos músculos e articulações, favorecendo um corpo esbelto e alongado;

Corrida: Fortalece mais os ossos que a natação;

Ginástica artística: Tem muito impacto, fortalecendo os ossos;

Judô e Karatê: Ensina a respeitar regras e a controlar bem os movimentos, como tem bom impacto é ótimo para fortalecer os ossos e estimular o crescimento;

Jiu-jitsu: Devido ao toque físico, a proximidade com os outros e a necessidade de olhar no olhos do parceiro durante os treinos a criança fica mais autoconfiante e fica menos tímida;

Basquete: O quique da bola ajuda a fortalecer os ossos dos braços
Futebol: Como inclui muita corrida, é um ótimo exercícios para fortalecer os ossos das pernas.

Fonte: Tua Saúde
 
 
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