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Notícia - Eduque seu paladar e seja saudável Eduque seu paladar e seja saudável

por Drª Luciana Caniche Justo - Nutricionista

Que tal turbinar o corpo, a mente e as emoções?

As pesquisas científicas já mostraram claramente que alguns alimentos podem contribuir para o funcionamento cerebral saudável, estado de bom humor e bem estar físico, pois fornecem nutrientes que participam da produção de neurotransmissores e antioxidantes que reforçam o sistema imunológico.

Mas atenção, não se auto-medique. O uso de suplementos deve ter o acompanhamento do nutricionista.

O melhor caminho é o equilíbrio buscando os nutrientes em sua forma mais natural, ou seja, através da alimentação.

Veja a seguir alguns nutrientes encontrados nos alimentos e coloque no prato doses certas de saúde e bom humor.

Triptofano

Dos vários neurotransmissores, a serotonina é de grande influência no estado de humor. Ela é também conhecida como a substância "mágica" e "sedativa" que melhora o humor de um modo geral, principalmente em pessoas com depressão.

Os níveis cerebrais de serotonina são dependentes da ingestão de alimentos fontes de triptofano (aminoácido precursor da serotonina).

Uma alimentação pobre em triptofano, por vários dias, pode levar a alterações de humor e depressão.

Fontes saudáveis de triptofano: carnes magras (carne de peru), peixes, leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, nozes e leguminosas (soja, feijão e lentilha).

Folato anti-deprê!

O Folato ou ácido fólico é um potente antidrepressivo natural.
Em baixas concentrações no organismo, diminui os níveis cerebrais de serotonina.
Fontes saudáveis de Folato: espinafre, feijão branco, laranja, aspargo, couve de Bruxelas, maçã e soja.

Vitamina B6 com muito prazer!

É uma vitamina que também participa da produção de serotonina, e conseqüentemente melhora o humor.

Fontes de B6: aveia, filé de frango, banana, batata, uva passa.

Betacaroteno defesa campeã

Vegetais e frutas amarelos e laranjas são ricos em betacaroteno, um antioxidante natural que fortalece o Sistema Imunológico e protege o organismo conta os efeitos nocivos dos radicais livres.

Fontes de Betacaroteno (pré vitamina A): abóbora, mamão, damasco, laranja, nêspera, maracujá, melão amarelo, abacaxi, batata, tomate, pimentão e outros.


Luciana Caniche Justo
Nutricionista
 
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