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Notícia - Dicas de Alimentação Saudável no Verão Dicas de Alimentação Saudável no Verão

por Drª Andréa R. L. Rahal - Nutricionista

A busca pela melhora da forma física e a alteração nos hábitos alimentares são comuns nesta época do ano, com a chegada do verão. Contudo, é fundamental ter cuidados extras na hora da alimentação para evitar intoxicações, viroses e outros problemas, já que altas temperaturas podem aumentar a predisposição dos alimentos à deterioração, principalmente quando não são acondicionados corretamente.

A quantidade calórica a ser ingerida deve ser reduzida, para evitar o ganho de peso no verão, pois ocorre uma diminuição do metabolismo basal.

É importante o consumo de líquidos, principalmente água, água de coco, chás gelados e sucos, porque ajudam a repor a água do corpo que foi perdida na transpiração. Frutas, verduras e legumes também são fontes importantes de minerais que se perdem facilmente na transpiração. Os legumes têm baixos índices de calorias, são ricos em fibras e facilitam a digestão. Já os grãos, possuem em sua composição nutricional, alta participação de gordura monoinsaturada, a chamada gordura boa, além de eletrólitos como zinco e selênio, que são importantes antioxidantes.

Dicas de alimentação no verão:

- Fracione as refeições (coma mais vezes, em menor quantidade);

- Consuma mais frutas, verduras, legumes, cereais integrais, carnes magras, queijos e derivados menos gordurosos, sobremesas a base de frutas;

- As saladas cruas são excelentes opções para obtenção de energia, e devem ser regadas com azeite de oliva extra-virgem. Ao consumir o azeite extra-virgem estamos ingerindo 77% de gordura monoinsaturada, o que torna o óleo mais saudável em relação aos outros;

- Na hora de escolher um sanduíche, prefira os que são feitos com carnes magras (peito de peru e frango) e queijos magros, como a ricota e cottage;

-Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são menos calóricos;

- Evite frituras, gorduras, molhos prontos, molhos à base de creme de leite e maionese e sal em excesso, encontrado em alimentos embutidos, salgadinhos e produtos industrializados;

- Cuidado com os alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua preparação. Necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.

- Evite se alimentar em locais que não apresentam boas condições de higiene;

- A ingestão de água deve ser freqüente!

Uma alimentação saudável, variada e equilibrada nutricionalmente é a condição primordial da boa saúde. Associar as condutas de vida básicas corretas a alguns dos alimentos citados anteriormente enfatizará os resultados positivos que você quer alcançar.

Andréa R. L. Rahal
Nutricionista – CRN: 26175
Especialista/ Pós graduada em Nutrição Clínica Aplicada a Nutrição Humana
 
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